Impacto na Sociedade

Inserção (local, regional, nacional) (2017-2020)

por Portal PPGE IE
Publicado: 05/08/2022 - 11:21
Última modificação: 06/09/2022 - 15:54

Os docentes do PPGE realizam diversas pesquisas financiadas pelas agências de fomento. Ademais, em nível regional, outras pesquisas são realizadas em parceria com o Centro de Pesquisas Econômico-Sociais (CEPES), órgão complementar vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais. Ressalta-se que o CEPES conta com discentes e egressos do PPGE em seu corpo de pesquisadores.

Destaca-se a participação de docentes do Programa em atividades de representação em sociedades científicas nacionais e internacionais, como: Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN); Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET); Associação Keynesiana Brasileira (AKB); Associação Nacional de Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE); Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO); Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP); World Association for Political Economy (WAPE). Essas sociedades científicas congregam um amplo conjunto de docentes e discentes, promovem eventos científicos, contribuem para a difusão do conhecimento na área de Economia e áreas afins, promove a cooperação nacional e internacional na área de Economia e áreas afins, com amplos impactos sociais.

No que tange à participação de docentes permanentes como Editores, de 1999 a novembro de 2019, a Editora foi a Profa. Marisa dos Reis Azevedo Botelho, docente do corpo permanente do PPGE, e o Editor de Seção era o Prof. Bruno Benzaquen Perosa, docente do IERI/UFU. Desde dezembro de 2019 o Editor-Chefe da Revista Economia Ensaios é o Prof. Cleomar Gomes da Silva, docente do corpo permanente do PPGE. A estrutura editorial da Revista Economia Ensaios também é composta pelos Editores Associados: Prof. Clésio Marcelino de Jesus, Prof. Flávio Vilela Vieira e Prof. Leonardo Segura Moraes.

O Instituto de Economia e Relações Internacionais edita a Revista Economia Ensaios, cujo primeiro volume data de 1984. A periodicidade da revista é semestral. A Revista Economia Ensaios adota uma orientação pluralista e publica artigos, artigos-resenha, resenhas de livros, notas e comentários e outras contribuições inéditas em economia teórica e aplicada. A revista está classificada como B3 no Qualis da área de Economia.

A seguir, destacamos um conjunto de periódicos científicos com participação de docentes do PPGE no corpo editorial: A Economia em Revista; Boletim NEIT; Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR); Economia Ensaios; Economia & Tecnologia (UFPR); Estudos Econômicos, Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política; Revista da Sociedade de Economia Crítica da Argentina; Revista de Economia (Curitiba); Revista Econômica do Nordeste; Revista NECAT; Revista Turismo & Desenvolvimento; Scientia Agraria (UFPR); Segurança Alimentar e Nutricional; Sociedade e Desenvolvimento Rural; Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFV).

Apresentamos uma lista de periódicos científicos que contam com a colaboração de docentes do PPGE por meio da emissão de pareceres: Applied Economics; The Quarterly Review of Economics and Finance; Asian Journal of Agricultural Extension; Ecological Economics (Amsterdam); Economics & Sociology; British Journal of Applied Science & Technology; British Journal of Economics, Management & Trade; CEPAL Review; Ecological Economics; Economía, Sociedad y Territorio; Economics Bulletin; Eurasian Economic Review (EAER); Journal of Economics and International Finance; Journal of Economic Studies (Bradford); Journal of International Finance and Economics; Revista Panamericana de Salud Publica; Análise Conjuntural – IPARDES; Análise Econômica; Brazilian Business Review;; Cadernos de Economia (UNOESC); Cadernos do CEAM (UnB); Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR); EconomiA; Economia Aplicada; Economia e Sociedade; Economia e Desenvolvimento; Economia Ensaios; Estudos Econômicos; Horizonte Científico (Uberlândia); Jovens Pesquisadores; Leituras de Economia Política; Nova Economia; Oikos; Organizações Rurais e Agroindustriais; Perspectiva Econômica; Planejamento e Politicas Publicas; Pesquisa e Planejamento Econômico; Política & Sociedade; Redes; Revista Brasileira de Economia; Revista Brasileira de Inovação; Revista da ABET; Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política; Revista de Administração da UNIME; Revista de Econometria; Revista de Economia (Curitiba); Revista de Economía; Revista de Economia Contemporânea; Revista de Economia Política; Revista de Economia e Sociologia Rural; Revista Econômica do Nordeste; Revista do CCEI; Revista Iberoamericana de Economía Ecológica; Revista Interfaces do Agronegócio; Revista Jurídica UNIDERP; Revista Paranaense de Desenvolvimento; Sustentabilidade em Debate; Teoria e Evidência Econômica.

Há, ainda, egressos do PPGE lotados em instituições públicas, desenvolvendo um amplo conjunto de atividades, tais como em: instituições de ensino e pesquisa; na administração pública municipal, estadual ou federal; em bancos públicos; em empresas públicas; e em agências reguladoras. Esse perfil de egressos implica participação direta no sistema nacional de educação e nas esferas municipal, estadual e federal da administração pública, com importantes impactos sociais.