Profa. Ana Paula Macedo de Avellar (Cooperação Empresa-Universidade: Determinantes e Transferência de Tecnologia)

Publicado: 05/03/2018 - 14:02
Última modificação: 04/06/2021 - 14:20

A cooperação para inovação pode ser considerada uma importante alternativa para a empresa obter conhecimento tecnológico externo e, com isso, aprimorar seu posicionamento no mercado. No Brasil, a regulamentação da Lei de Inovação (Lei no 10.973/2004), em 2005, fortaleceu a estratégia de inovação por meio da colaboração entre o sistema público de Ciência e Tecnologia e o setor produtivo. Diante da crescente adoção de estratégias de cooperação para inovação entre empresas e universidades se coloca, para as universidades, grandes desafios, como a montagem de um conjunto de regulamentações internas, de infraestrutura e de gestão tecnológica, para enfrentar o desafio da cooperação, da valoração e da transferência de tecnologia. Dado que a literatura empírica sobre cooperação para inovação das empresas brasileiras com universidades é relativamente escassa para países em desenvolvimento, esse trabalho contribui para o debate em aspectos relevantes, ao investigar: i) os determinantes da cooperação para inovação das empresas com universidades no Brasil; ii) as formas e as melhores práticas de transferência de tecnologia entre universidades e empresas brasileiras.

Vigência: 27/11/2017 - 06/12/2021

Financiadores: