Premiações

por Portal PPGE IE
Publicado: 28/07/2022 - 11:58
Última modificação: 08/11/2022 - 11:39

 

Premiações recebidas ao longo do quadriênio 2021-2024:

  • 2021: o aluno do Curso de Doutorado em Economia Benito Adelmo Salomão Neto conquistou o 1º lugar na categoria Artigos Técnicos e Científicos do XXVI Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, com o artigo intitulado "Os efeitos dinâmicos da poluição sobre o crescimento e a inflação: A derivação do modelo Canônico ambiental novo Keynesiano."
  • 2021: o egresso do Curso de Doutorado em Economia Douglas Dias Braz conquistou o prêmio de melhor tese do III Prêmio Fernando José Cardim de Carvalho AKB AFEE 2021, com a tese intitulada "A noção de equilíbrio na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", sob orientação do Prof. Fábio Henrique Bittes Terra.
  • 2021: o Professor Carlos Saiani, o aluno egresso do PPGE, Rodrigo S. Mendonça, e a Profa. Mônica Y. Kuwahara foram premiados na Edição 2021 do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos. O artigo dos autores, intitulado “Efeitos da disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos sobre a saúde em municípios brasileiros”, foi premiado como segundo melhor artigo publicado na Revista Planejamento e Política Pública (PPP) em 2020.
  • 2022: o egresso do Curso de Doutorado em Economia, Patrick Leite Santos, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022 da área de Economia, pela Tese de Doutorado intitulada “Três ensaios sobre estrutura produtiva, distribuição de renda e crise econômica no Brasil”, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Cesar Santejo Saiani.
  • 2022: o egresso do Curso de Doutorado Benito Adelmo Salomão Neto e o docente Prof. Cleomar Gomes da Silva conquistaram o 1º lugar na categoria Artigo Técnico/Científico, do XXVIII Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, com o artigo intitulado “Assimetrias e Causalidades entre Receitas de Despesas Públicas no Brasil: Uma aplicação via modelos NARDL.”
  • 2022: o egresso do Curso de Doutorado em Economia, Patrick Leite Santos, foi o vencedor do Grande Prêmio UFU de Tese - Área: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, e Multidisciplinar: Prêmio Anísio Teixeira - pela Tese de Doutorado intitulada “Três ensaios sobre estrutura produtiva, distribuição de renda e crise econômica no Brasil”, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Cesar Santejo Saiani.

Premiações recebidas ao longo do quadriênio 2017-2020:

  • 2017: foi publicada, sob o formato de livro pela Editora do BNDES, a tese de doutorado da egressa Camila do Carmo Hermida, vencedora do 36º Prêmio BNDES de Economia - categoria Doutorado. A tese é intitulada "Padrão de especialização comercial e crescimento econômico: uma análise sobre o Brasil no contexto da fragmentação da produção e das cadeias globais de valor" e contou com a orientação do Prof. Clésio Lourenço Xavier. O livro, produto derivado dessa premiação, foi destacado como um produto inovador do PPGE no quadriênio.
  • 2017: o Prof. Flavio Vilela Vieira recebeu a premiação “Highly Commended Award – Journal of Economic Studies. Best Papers of 2016, March, 2017”, pela autoria de um dos três melhores artigos de 2016 na área de Economia. O artigo intitulado “Exchange rate volatility and exports: a panel data analysis” foi desenvolvido em coautoria com Prof. Ronald MacDonald (Universidade de Glasgow, Escócia).
  • 2018: a egressa do Curso de Mestrado, Francielly de Fátima Almeida, classificou-se na segunda posição na categoria Mestrado do 37º Prêmio BNDES de Economia, com a dissertação intitulada “Inserção nas cadeias globais de valor como uma estratégia para o crescimento brasileiro: teoria, modelo e evidências empíricas”, sob orientação do Prof. Guilherme Jonas da Costa Silva.
  • 2018: o discente do Curso de Doutorado Benito Adelmo Salomão Neto e o docente Prof. Carlos César Santejo Saiani obtiveram a terceira posição na categoria Artigo Científico, do XXIV Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, com o artigo intitulado “Criação de municípios, ilusão fiscal e captura no Brasil: uma análise em painel.”
  • 2018: o docente Prof. Fabio Henrique Bittes Terra conquistou o 2º Lugar no Prêmio Secretaria do Orçamento Federal (Prêmio SOF), Secretaria do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Escola de Administração Fazendária pela monografia intitulada “Índice de Fragilidade Financeira do Setor Público: uma análise para o governo federal brasileiro no período 2000-2016” em coautoria com o Prof. Fernando Ferrari Filho. Considerando seu caráter inovador esse produto faz parte da seleção dos 08 melhores produtos inovadores do PPGE.
  • 2019: a discente do Curso de Mestrado Maria Carolina do Amaral Couto e o Prof. Carlos César Santejo Saiani tiveram o artigo intitulado “Mensuração e caracterização de dimensões do empoderamento feminino no Brasil: uma análise segundo atributos locacionais e pessoais” premiado em 1º lugar como melhor artigo no evento Encontro Nacional sobre População, Trabalho, Gênero e Políticas Públicas, na cidade de Campinas/SP, promovido pela Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) em 2019.
  • 2020: o discente do Curso de Doutorado Benito Adelmo Salomão Neto conquistou o 1º lugar na categoria Artigos Técnicos e Científicos do XXVI Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, com o artigo intitulado “Os efeitos dinâmicos da poluição sobre o crescimento e a inflação: A derivação do modelo Canônico ambiental novo Keynesiano”.
  • 2020: a egressa do Curso de Mestrado e atual discente do Curso de Doutorado Maria Carolina do Amaral Couto obteve o 1º lugar no Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional - Categoria Dissertação de Mestrado, Banco do Nordeste (2020), com a dissertação intitulada “Empoderamento feminino e políticas de transferência condicional de renda: uma avaliação do Programa Bolsa Família”, sob orientação do Prof. Carlos César Santejo Saiani.