Impacto na Sociedade

Nucleação e Fortalecimento de Redes de Pesquisa (2017-2020)

Publicado: 05/08/2022 - 10:51
Última modificação: 06/09/2022 - 15:53

Os impactos regionais e nacionais do PPGE podem ser auferidos por meio de um conjunto de atividades desenvolvidas e resultados alcançados, cabendo destacar seu importante papel na formação de recursos humanos qualificados.

Quanto ao perfil dos egressos do Programa e a participação de docentes do Programa na formação de discentes da graduação e ensino médio, explicitam o impacto social do PPGE, por meio da contribuição ao sistema nacional de educação (pós-graduação, educação superior, educação básica) em geral, e em particular pela formação de mão de obra qualificada para instituições privadas e públicas em diversos setores de atividade, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Os egressos dos cursos de mestrado e doutorado do PPGE são naturais de distintos estados e regiões do país, atuam em distintos estados e regiões do país, em instituições públicas e privadas e em diferentes setores de atividade, com predominância da atuação na Academia.

Os egressos de destaque ilustram claramente essa competência do PPGE na formação de recursos humanos pois todos apresentam carreiras profissionais muito bem sucedidas, sendo que grande parte já atua em programas do SNPG na condição de docentes permanentes. Ressalta-se ainda que atuação de egressos de destaque nas áreas de ensino, de pesquisa e de gestão indica claramente uma importante capacidade de nucleação do PPGE. Alguns dos egressos atuam profissionalmente em regiões do país em que a oferta de cursos de graduação e pós-graduação ainda é recente. Por isso, esses profissionais desempenham um importante papel na consolidação do ensino e da pesquisa na área de Economia no país, em universidades públicas como UNIFESSPA em Marabá (PA) e URCA no Cariri (CE), dentre outras.Ademais, os docentes do PPGE contribuem diretamente para a formação de alunos de graduação, ao ministrar aulas na graduação, orientar monografia de graduação, projetos de iniciação científica e por meio da participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGE.

Cabe mencionar também a contribuição de docentes do PPGE para o ensino médio, por meio da orientação de projetos de iniciação científica de alunos provenientes desse nível de ensino. Por exemplo, os docentes Ana Paula Macedo de Avellar e Daniel Caixeta Andrade já orientaram projetos de iniciação científica, no âmbito do Programa de Iniciação Científica Júnior da UFU (BIC-JUNIOR-FAPEMIG-UFU/PIBIC-EM-CNPQ/UFU)..

O PIBIC-EM-CNPQ/UFU tem o objetivo geral de propiciar oportunidades aos estudantes do Ensino Médio de participarem de atividades de pesquisa e divulgação científica no âmbito da UFU. Os objetivos específicos do programa são: i) Estimular os pesquisadores da UFU a incorporarem estudantes do Ensino Médio em seu cotidiano de pesquisa; ii) Estimular, a partir da relação entre os pesquisadores da UFU e os estudantes do Ensino Médio, o envolvimento de toda a comunidade acadêmica nas atividades de divulgação científica; iii) Incentivar a participação de estudantes do Ensino Médio junto a grupos de pesquisa da UFU favorecendo uma aprendizagem por meio da investigação e possibilitando o desenvolvimento de atividades de divulgação científica a serem disponibilizadas para toda a comunidade; iv) Estimular o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento e situações da vida.